Bombas Bipartidas Axiais

Bombas BP

As bombas da linha BP possuem um estágio, e são indicadas para: grandes abastecimentos de água, grandes irrigações, drenagens, combate à incêndio, resfriamento de líquidos em indústrias químicas, petroquímicas, papel e celulose, indústrias têxteis, entre outras.


Vazão até: 4.000 M³/h
Altura manométrica até: 150 m.c.a
Diâmetro de flange recalque: 75mm até 500mm
Temperatura até: 105º C
Rotação até 3500 RPM
* Outros tamanhos em fase de desenvolvimento e lançamento.


Carcaça

É bi-partida horizontalmente ao longo do eixo, o que possibilita fácil acesso ao rotor para inspeção ou manutenção, não sendo necessário trocar as tubulações de sucção e descarga. Possui os pés e os flanges de sucção e descarga fundidos integramente com a carcaça.

Rotores e Anéis de Desgaste

Todas as bombas usam rotores fechados, enchavetados aos eixos. A fixação axial dos rotores é conseguida por meio de buchas protetoras e porcas de aperto, fixadas por parafusos de travamento. As bombas possuem anéis de desgaste substituíveis, na carcaça, variando o tipo e o sistema de fixação dos mesmos em função das exigências particulares de cada bomba. As bombas de maiores dimensões empregam, normalmente, anéis de desgaste em "L", e nas bombas menores normalmente se usa anel de desgaste cilíndrico. Algumas bombas BP possuem como equipamento original anéis de desgaste substituíveis, cilíndricos ou flangeados, prensados nos rotores.

Eixos e suas buchas

Os eixos foram projetados e usinados de forma a assegurar fixação firme para os rotores e robustez capaz de proporcionar longa vida aos mancais e aos engaxetamentos. Com a finalidade de proteger os eixos contra o desgaste foram previstas as buchas protetoras, fixadas através das porcas de aperto.

Engaxetamento

As caixas de gaxetas são de grande profundidade, a fim de impedir a sucção de ar. Os anéis de gaxeta são de amianto grafitado de secção quadrada. De um modo geral, as caixas de gaxetas levam, um anel de fundo e um anel cadeado. Quando se usa líquido de selagem, este costuma ser colhido na voluta de descarga da própria bomba. No caso em que o líquido bombeado é incompatível com a função de selagem se recorre a uma fonte externa.

Nota: A pedido do cliente, a vedação pode ser feita por Selo Mecânico.

Mancais

Todas as bombas são fornecidas com mancais dimensionados para serviço pesado, e podem ser dotadas de um rolamento de esferas em cada um dos lados, ou de um rolamento de rolos no lado acionamento e um rolamento de esferas no lado livre, dependendo das exigências de cada bomba.

Em quaisquer dos casos, os anéis externos dos rolamentos são apertados entre um degrau interno do mancal e uma saliência da tampa, evitando-se, assim, quaisquer deslocamentos axiais dos mesmos. Nas bombas com suportes de mancais integrais com as carcaças, os mancais são posicionados através de pinos cônicos. A lubrificação do mancal é à base de graxa ou óleo.

Solicite um orçamento

Dúvidas, informações e pedidos podem ser feitos pelo formulário abaixo

Contato

Fone: 11 3832.8002

Fax: 11 3836.6060

E-mail: interbombas@interbombas.com.br

Endereço

Av. Imperatriz Leopoldina, 545 - Vila Leopoldina ∙ CEP 05305-010 - São Paulo ∙ SP